Sábado, 21 de julho de 2018
83 99868-8794
Educação

02/07/2018 ás 20h03

28

Redacao

Teresina / PI

Gira Mundo: Ricardo recepciona 25 estudantes que fizeram intercâmbio em Portugal
O Gira Mundo, além de ser um programa de intercâmbio, também se caracteriza como algo transformador do ambiente escolar e da sociedade
Gira Mundo: Ricardo recepciona 25 estudantes que fizeram intercâmbio em Portugal

O governador Ricardo Coutinho recebeu, nesta segunda-feira (2), os 25 alunos da rede estadual de ensino que fizeram um intercâmbio de cinco meses em Portugal, por meio do programa Gira Mundo. Durante o intercâmbio, os alunos adquiriram conhecimentos sobre a cultura portuguesa, vivenciaram métodos de ensino diferenciados e agora retornam à Paraíba com novos projetos e perspectivas de futuro. O Gira Mundo Portugal representa mais de R$ 1,1 milhão de investimento e, em todas as edições do Programa Gira Mundo, o Governo do Estado já investiu R$ 6 milhões. 


 


 


Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho comentou que o Gira Mundo surgiu fruto da necessidade de promover o empoderamento das escolas da rede estadual e fortalecer o protagonismo juvenil. "O Gira Mundo, além de ser um programa de intercâmbio, também se caracteriza como algo transformador do ambiente escolar e da sociedade. Os jovens que participam do Gira Mundo voltam com uma visão completamente diferenciada e contaminam positivamente as escolas com ânimo e entusiasmo", observou.


 


E acrescentou: "O Gira Mundo é uma janela aberta para o futuro dos jovens. Este Programa busca proporcionar os mesmos direitos e oportunidades aos filhos do povo que talvez nunca teriam a chance de estudar em outros países e conhecer novas culturas".


 


De acordo com o coordenador do Programa Gira Mundo, Tulhio Serrano, esta foi a primeira edição do Gira Mundo em Portugal, visando proporcionar aos alunos a interação com novas culturas e métodos de ensino. "Foi algo diferenciado, porque não buscamos o aprendizado de outra língua, como acontece com o Gira Mundo Canadá e Espanha. Em Portugal, foi nosso primeiro grupo, que teve uma verdadeira imersão cultural e volta à Paraíba com novas perspectivas de vida", pontuou.


 


Após o intercâmbio, os estudantes se tornam multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolvem ações voltadas ao aprimoramento da educação na Paraíba. Na edição 2018, os estudantes irão para o Canadá, Espanha, Portugal e Argentina. "O Gira Mundo é uma experiência muito interessante que promove o protagonismo juvenil e dá chances para que estudantes da rede estadual sejam multiplicadores de conhecimentos e tenham um futuro melhor", ressaltou o secretário da Educação, Aléssio Trindade.


 


Na solenidade, a estudante de Jacaraú, Clara Rodrigues, representou os alunos que participaram do Gira Mundo Portugal. Para ela, estudar fora do país representou vencer o medo do desconhecido e superar desafios. "Tive muito medo, mas com o apoio da minha família fui para Portugal e não me arrependi. Foi maravilhoso, aprendi demais e vivi realidades diferentes das que eu estava acostumada na Paraíba. É uma experiência multicultural incrível e agradeço a todos do Governo por essa oportunidade", ressaltou.


 


Diogo Matos tem 17 anos e estuda na Escola Técnica de João Pessoa. Ele contou que o Gira Mundo modificou completamente a sua vida e ampliou sua visão do mundo. "Hoje eu sou um novo homem, com atitudes e pensamentos diferenciados. O intercâmbio foi incrível e vai ficar marcado na minha trajetória para sempre. Fui bem acolhido pela família portuguesa e tenho certeza que ganhei outra família, mesmo distante, eles estarão me apoiando. Volto para a Paraíba com muitos conhecimentos para compartilhar", afirmou.


 


Emocionada, Maria José, que é a mãe de Diogo, comentou que a saudade do filho era enorme, mas ela ficou tranquila, porque sabia que o jovem estava sendo bem cuidado e voltaria de Portugal muito mais maduro. "Foi um desafio enviar meu filho para um lugar desconhecido, mas depositei minha confiança no Gira Mundo e acreditei que o intercâmbio era o melhor para o futuro de Diogo", enfatizou.


 


"Foi uma experiência inesquecível, porque conheci um lugar novo, com pessoas de culturas diferentes e adquiri conhecimentos para toda a minha vida. A família de Portugal e a escola foram excelentes, aprendi bastante com todos. Vou incentivar outros estudantes a também participarem do Gira Mundo, é muito bom", garantiu a estudante da cidade de Sossego, Érica Lima.

FONTE: Secom/MÍDIA PARAÍBA

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium