Sexta, 19 de outubro de 2018
83 99868-8794
Saúde

31/08/2018 ás 21h46 - atualizada em 31/08/2018 ás 22h32

Redacao

Teresina / PI

Crianças devem ser imunizadas contra sarampo e pólio até domingo
Para que a criança seja vacinada é necessário que os pais levem a caderneta de vacinação.
Crianças devem ser imunizadas contra sarampo e pólio até domingo
Meta é vacinar 95% do total de 42,6 mil crianças (Foto: Tomaz Silva/Arquivo Agência Brasil)

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) resolveu estender para este fim de semana o prazo final da campanha de vacinação contra sarampo e a poliomielite. Pais, mães e responsáveis têm até este domingo (2) para levar as crianças de um ano até menores de cinco anos para serem vacinadas.


No fim de semana, mais de 100 salas de vacinas estarão abertas para atender aos usuários, além dos postos móveis que estarão funcionando nos shoppings: Sul, Manaíra, Mangabeira, Tambiá e Mag, no período das 10h às 16h. O Centro Municipal de Imunização (CMI) também estará aberto no sábado (1º) e domingo, das 8h às 16h. Além disso, no sábado, todas as salas de vacina do município, localizadas nas unidades de saúde, e policlínicas estarão funcionando no período das 8h às 12h.


A meta é vacinar 95% do total de 42,6 mil crianças de um ano de idade até menores de cinco anos residentes na Capital. “A campanha nacional de vacinação contra pólio e sarampo teve início no dia 1º de agosto e segue até esta sexta-feira (31), mas resolvemos estender a campanha para os dias 1º e 2 de setembro para oportunizar os pais que ainda não puderam levar as crianças aos serviços da rede municipal para receber a vacina”, explicou o chefe da seção de imunização, Fernando Virgolino.


Para que a criança seja vacinada é necessário que os pais levem a caderneta de vacinação. Fernando explica ainda que mesmo as crianças que tomaram as doses de rotina, que fazem parte do esquema vacinal, devem comparecer aos serviços para tomar a dose de campanha, visto que essa é uma estratégia que tem como objetivo potencializar a resposta imunológica da criança.


Surto


De acordo com dados do Ministério da Saúde, este ano já foram confirmados 1.428 casos de sarampo no Brasil. Os estados do Amazonas e Roraima apresentam surtos da doença, com 1.087 e 300 casos, respectivamente. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará e Pernambuco também apresentaram registros da doença.


De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, os últimos casos de sarampo registrados em João Pessoa foram em 2010 (53 casos) e 2013 (seis casos). “Na Capital já imunizamos 66% de crianças, mas alertamos os pais para o risco de surto da doença, considerando a proximidade com o estado de Pernambuco que já apresentou confirmação para casos de sarampo. Os pais devem procurar os postos para evitar a exposição das crianças ao risco de contrair a doença”, completou o chefe da Seção de Imunização.


Sarampo


É uma infecção contagiosa, transmitida por um vírus. Os sinais envolvem principalmente alterações na pele, chamadas de exantema eritematoso, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar, podendo levar a complicações por encefalite, meningite, pneumonia, otite, complicações intestinais, entre outras.


Poliomielite ou paralisia infantil


É uma doença infectocontagiosa viral aguda que possui como principal característica quadros de paralisia flácida súbita, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo por redução do tônus muscular.

FONTE: PORTALCORREIO

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium